03 agosto, 2010

Cerveja & Mulheres, essa combinação publicitária é realmente necessária?

Não há sutileza, as mulheres estão ali para serem consumidas. Os anúncios revelam que a mulher é algo para servir ao homem e mostram como estamos longe de uma sociedade com igualdade de gêneros”.

A declaração acima é de uma doutora em sociologia e pesquisadora da Universidade de Brasília, Berenice Bento.

Vários questionamentos podem ser levantados sobre isso:
Por quê será que existe o abuso com a imagem das mulheres em propagandas de cerveja?
Você realmente toma uma cerveja por causa da mulher na propaganda?
Isso acontece apenas nos países latinos ou no mundo todo?
Mulher em propaganda vende mais cerveja?
Só homem bebe cerveja?
Esse estilo de propaganda também agradam as mulheres que gostam de cerveja?



Veja alguns trechos do artigo de Marilene Felinto (escritora e jornalista) para revista Caros Amigos

"A campanha publicitária maciça e persistente intensifica-se no verão. Veiculada principalmente pelos canais de televisão, uma guerra surda vai opondo as diversas marcas de cerveja que associam ad nauseam a imagem do consumo dessa bebida à aquisição de uma mulher “boa”, “gostosa”, “redonda”, “bonita” etc.
As propagandas são de uma manipulação tão descarada que andam agora usando como símbolos de homens bem-sucedidos no consumo de cerveja (e na conseqüente aquisição de uma mulher “boa”) sujeitos barrigudos e mesmo com histórico de alcoolismo comprovado!
"


"Faz alguns meses que um episódio relacionado à ascendência devastadora da propaganda sobre as mentalidades jovens me impressionou. Por ocasião da campanha da Schincariol, cujo slogan era “Experimenta”, tive oportunidade de testemunhar um grupo de meninas indo a um baile à fantasia fantasiadas de garrafa de cerveja. A parte de trás do short que usavam estampava, em letras grandes: “Experimenta”!

Diante disso, para que serve a frase inócua – “aprecie com moderação” – que “regulamenta” os tais anúncios de cerveja? Que regulamentação é essa?


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), alterou nos últimos anos alguns de seus artigos, justamente para evitar o erotismo em propagandas de cerveja e outros produtos.
No começo do ano, o assunto em pauta foi Paris Hilton na propaganda da cerveja Devassa do grupo Schincariol.
Segundo o Conar, foram suspensas as propagandas na televisão, no rádio, em mídia impressa e na internet, incluindo partes do site da Devassa Bem Loura.



Foram abertos três processos contra a campanha, com base em representações que questionam o forte apelo sensual da campanha e também uma promoção no site da Devassa, que segundo a entidade, poderia estimular o consumo excessivo de álcool. Além disso, uma representação da Secretaria Especial dos Direitos da Mulher diz que o site da cerveja desrespeita a figura da mulher, com o uso de imagens sexistas.


Já a atriz Juliana Paes (foto abaixo), que já foi garota propaganda disse não ver nada de agressivo nas propagandas que fez.



Tudo isso parece ser um fenômeno das grandes cervejarias, como podemos ver nos anúncios que publicamos neste post. A ligação de verão, mulheres, praia, decotes, tudo é utilizado para aumentar o consumo masculino, mas e as mulheres que gostam de cerveja?



Provavelmente não existe nenhum dado científico que comprove o sucesso de uma cerveja devido a sua relação com sexualidade, mas em pesquisa de campo, donos de bares já afirmaram que os cartazes chamam muito a atenção e aumentam o consumo.

O uso de mulheres em propagandas de cerveja não é exclusividade das agências publicitárias nacionais, também acontece lá fora, como as propagandas da Troegs (Estados Unidos) e da Tui (Nova Zelândia).





O All Beers fala do mundo cervejeiro no geral, fica impossível lembrar de uma propaganda com esse apelo em cervejarias tradicionais do velho continente ou cervejas artesanais.

Será que tudo isso não serve para disfarçar o conteúdo duvidoso dessas cervejas?

Não podemos nunca esquecer que o mais importante é o conteúdo, ou seja, a cerveja.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...