16 agosto, 2010

Palavras do blog... Curso de Beer Sommelier da ABS - 1º aula

foto: Kathia Zanatta e Alfredo Ferreira

No último sábado, 14 de agosto, começou o primeiro curso de Beer Sommelier da ABS, ministrado pela Engenheira de Alimentos e Biersommelière Kathia Zanatta, formada pela conceituada escola alemã Doemens Academy (Munich-Alemanha) e pelo Químico e Mestre-Cervejeiro Alfredo Ferreira também formado pela Doemens Academy.

Estou dentro desta primeira turma, juntamente com outros amigos do mundo cervejeiro, jornalistas, mestres cervejeiros, cervejeiros artesanais (de São Paulo e outros estados), estudantes de gastronomia, importadores de cerveja, entre outros.

Farei comentários sobre cada aula do curso aqui no All Beers, e já adianto que a primeira impressão foi ótima!
Todos empolgados e com um único objetivo, aprender cada vez mais sobre cerveja.

Kathia e Alfredo falaram no primeiro dia sobre a história da cerveja, rapidamente sobre as escolas cervejeiras (que serão detalhadas em outras aulas) e os ingredientes para a fabricação da cerveja, com explicações nos mínimos detalhes.
Tipos variados de malte e lúpulo foram apresentados em quadros e recipientes onde os alunos puderam na prática conhecer, sentir o aroma e experimentar, no caso eu experimentei alguns tipos de malte, muito bom.

No fim do dia tivemos uma degustação para conhecimento dos estilos: Bamberg Pilsen (Brasil), 1795 (Rep. Tcheca), Pilsner Urquell (Rep. Tcheca) e Wernesgruner (Alemanha).

Que venha a próxima aula e parabéns ABS, Kathia e Alfredo!

Raphael Rodrigues
Futuro Beer Sommelier (cursando), Jornalista e Admirador de Cervejas
E-mail: allbeersbr@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...